Por Juliana Mendes

A obra A Revolução dos Bichos de George Orwell é uma fábula que trata sobre temas atemporais, como corrupção, traição, poder e ganância. Lançado em 1945, o livro é uma grande crítica ao contexto político-econômico mundial daquela época, mas sem ser explícito demais já que os personagens da história são animais de uma fazenda

Vendido como uma história infantil, o texto traz a história da Granja do Solar, onde os animais estão cansados de serem explorados pelo dono da fazenda, o Sr. Jones. Então, comandados pelo porco Major os animais resolvem fazer uma revolução, tomam conta da granja tirando Jones do poder e fazem com que todos os animais vivam em total igualdade e sem exploração. Mas com o desenrolar da história, os ideais e interesses de cada animal começam a colidir com os dos outros. Com a morte de Major logo no início, dois porcos se destacam como as principais mentes do processo de transição, Napoleão e Bola-de-Neve. A partir disso, começam as traições, corrupção, mentiras, ameaças e torturas.

No livro pode-se observar referências a Revolução Russa. O autor, que era socialista, presenciou a transição da Rússia para virar uma nação comunista, mas que acabou se tornando uma nação totalitária. Orwell, que era contra qualquer tipo de imposição e totalitarismo, tinha em seus principais personagens características vistas nos principais personagens da Revolução Russa. Major tinha características de Lênin, Napoleão, era Stálin e Bola-de-Neve, Trotski.

George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu na Índia colonizada por ingleses, e teve toda sua educação na Inglaterra. Orwell sempre foi contra injustiças, opressão e sempre apoiava os mais pobres e oprimidos. Em relação a isso A Revolução dos Bichos tem uma curiosidade. A edição ucraniana da obra teve o prefácio feito para os camponeses e trabalhadores ucranianos que lutavam pela revolução, mas que tinham perdido a fé em Stálin. George Orwell também fez questão de não receber seus direitos autorais por essa edição nem por nenhuma outra que fosse traduzida em línguas de povos muito pobres.

A Revolução dos Bichos é considerada uma obra atemporal, que pode ser encaixada em qualquer época, inclusive a atual. Hoje em dia podemos ver que poucas coisas mudaram em relação à política internacional. Ainda existem países que vivem sob ditaduras violentas, existem políticos que chegam ao poder com um discurso, mas que logo o mudam e existem nações que ameaçam, ou são consideradas ameaças, à hegemonia de grandes blocos. E é isso que George Orwell mostra em seu livro de uma forma muito mais fácil e simples de entender, mas que acaba se tornando uma fórmula sobre o mundo da política.