Por Eduardo Aires

O livro A Revolução dos Bichos, de Eric Blair ou George Orwell, como era o pseudônimo do jornalista indiano, mostra em uma metáfora o período antes Segunda Guerra Mundial. A fábula só foi publicada após a guerra, mesmo sendo escrita em 1937. Em seu livro, Eric Blair tenta contar o período vivido por ele, sendo mais precisamente a Revolução Russa, em que o porco Major com ideais marxistas pode ser comparado a Lênin. Depois de organizar a revolução Major acaba morrendo, sobrando para dois porcos a fazerem, Napoleão e Bola de Neve, ou Stalin e Trotsky respectivamente.

A revolução acontece com um ideal socialista, em que todos os bichos teriam o mesmos direitos e tudo seria repartido de forma igualitária. Mas assim como acontece na Revolução Russa, não se estabelece uma igualdade e sim uma ditadura, Bola de Neve é expulso, sendo considerado o traidor, assim como Trotsky. Com isso, Napoleão inicia sua ditadura com apoio do seu exercito, sendo representado pelos cachorros. Além de contar com a imprensa para encobrir as mudanças dos sete mandamentos feitos antes da revolução. O porco Garganta acaba tendo o papel da imprensa, sendo o porta-voz do ditador, conseguindo convencer os animais de tudo estava melhor do que nos tempos do totalitário Sr.Jones, que também pode ser considerado o Czar.

 Os animais acabam sendo divididos em classes, como por exemplo, Sansão fazia parte da classe operária, já as ovelhas eram de classe média, ou seja, não trabalhando tanto quanto a classe operária, só ficavam repetindo o lema. Assim como fez Stalin na URSS, o povo foi explorado, trabalhando muito e recebendo pouco.

Ao longo da história, a ditadura de Napoleão (Stalin) fica cada vez mais evidente, como por exemplo, a construção do Moinho, lembra muito os Planos Qüinqüenais. Além disso, a contratação de um advogado para levar os ideais de Napoleão para as outras granjas e também a volta do corvo Moises, como se fosse a volta da igreja ortodoxa.

O livro, apesar de focar no período da Revolução Russa, consegue ser atemporal, já que atualmente nós temos a ditadura de Chávez e o medo do terrorismo e do uso de armas nucleares por parte do Irã e da Coreia do Norte. Na época do livro o grande medo era o nazismo de Hitler, junto com o seu totalitarismo. Com isso,  no livro os porcos começam a se aliar com os homens, como foi a URSS com o Estados Unidos na Segunda Guerra, na luta contra o nazismo. Os porcos acabam com o hino “Bichos da Inglaterra” e com o lema “ quatro patas bom e duas patas ruim” para conseguir se aliar com os homens.

A Revolução dos Bichos consegue mostrar de forma simples um período complicado na nossa história, como por exemplo, a Revolução Russa e a Segunda Guerra, por isso a fábula é interessante e nos faz compreender uma época importante e que não façamos os erros do passado, na luta contra o terrorismo.